Amor em tempos de caos

Que o assunto da vez é o Covid-19 nós sabemos. Aliás, muitas notícias têm circulado entre nós. Sejam elas reais ou não.

Ultimamente precisamos avaliar e filtrar tudo o que ouvimos. Pesquisar veículos confiáveis e administrar nossa rotina, nossa conta bancária, aqueles que amamos, sem nos esquecermos da nossa saúde física e emocional.

Diante de tanta coisa acontecendo só consigo pensar em como é importante nos atentarmos ao nosso comportamento. Afinal, é isso que vai ajudar que esse tempo passe com o mínimo de lesões que infelizmente serão inevitáveis.

A partir dessa questão, fiz uma lista com 10 sugestões simples para sobrevivermos nesse tempo de atenção.

Leia com carinho, compartilhe com seus amigos e vamos nos sensibilizar e nos atentar com a sociedade que precisa de cuidados e empatia.

1- Nem toda informação é real. Em meio à chuva de fake news, notícias exageradas e até mentirosas circulam o tempo todo. Por isso, cuidado. Busque fontes oficiais e especialistas para se manter informado.

2 – Até onde sabemos não é o fim do mundo. Então não vamos nos desesperar e influenciar o desespero no próximo. É triste sim, muitas pessoas estão sofrendo e muito com o que está acontecendo. Pessoas estão morrendo, perdendo seus empregos, empresas fechando. Entretanto, é fundamental tentar manter a calma e seguir a vida do jeito que der. Com cuidados, atenção e calma.

3 – Pense no próximo. Nada de carrinhos lotados de comida ou comprar todo o estoque de máscaras e álcool gel. Ainda não temos informações sobre escassez de alimentos ou outros itens de necessidades pessoais. Quer comprar uma coisa ou outra? Ok, mas seja consciente. Lembre-se que todo mundo precisa se alimentar, tomar banho e ir ao banheiro.

4- Seja higiênico. Se você já é, dobre a atenção. Mantenha as mãos limpas, tire os sapatos ao entrar em casa, carregue álcool gel na bolsa, mantenha a mesa de trabalho e móveis limpos diariamente. Cuidado ao espirrar, tossir e colocar a mão no rosto.

5- Tenha empatia com todos, redobre com o grupo de risco. Deixe para visitar os avós quando tudo passar. Avise seu vizinho idoso ou com necessidades especiais que você pode ir ao mercado ou a farmácia quando ele precisar. E não esqueça, o telefone e as chamadas de vídeo serão seus melhores amigos nesses tempos de confinamento. Use-os escute e veja aqueles que você ama.

6- Seja responsável e obediente. Faça aquilo que os órgãos responsáveis pendem. Se não tem aula, não vá ao shopping. É home Office? Nada de praia ou bares. Evite aglomerações de verdade, mesmo se você estiver exalando saúde.

7- Conte a verdade para as crianças. Não invente, não esconda. Aproveite a ocasião para explicar aos pequenos o que realmente está acontecendo e como devemos nos portar diante dessa questão. Dá para ensinar questões sobre higiene, economia, viver em sociedade e muito mais.

8- Cuide da sua a saúde. Alimente-se bem, beba muita água. Procure atividades físicas que você consegue fazer em casa. Medite. Aproveite o tempo para ler, fazer um curso online, tocar algum instrumento ou cozinhar uma receita nova.

9- Organize a casa. Aproveite esse tempo para fazer um limpa nos armários, gavetas, caixas e outros lugares que você sempre deixa para depois.

10- Saiba esperar. Em tempos de descobertas, caos e análises precisamos a aprender a esperar com tranquilidade até a tempestade passar.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s