Religião · Viagem

1 dia em Fátima

Na semana passada estivemos em Fátima pela terceira vez. No entanto, para mim cada visita é especial, no bom e velho estilo como se fosse a primeira vez.

Eu poderia listar aqui incontáveis motivos para você ir ao Santuário de Fátima. Sou católica, devota de Nossa Senhora de Fátima e gosto de ter um lugar onde buscar Deus.

Mas vou me segurar e dizer apenas: Quem vem passar uns dias em Lisboa, sendo católico ou não, precisa visitar esse lugar. Porque acredite: é sobrenatural!

IMG_20190131_123911_976

Fátima fica aproximadamente a 130km de Lisboa, dá para ir de carro ou ônibus, como foi o nosso caso.

A Rede Expresso tem ônibus todos os dias para Fátima, partindo do terminal Sete Rios (se estiver de metrô é só descer na estação Jardim Zoologico), os bilhetes custam em média 12€ (valor que pagamos com desconto) e a viagem dura cerca de 1h30.

O Santuário é, praticamente, a porta de entrada dessa pequena cidade, uma vez que a rodoviária fica bem pertinho, menos de 10 minutos a pé.

Um lugar enorme, todo aberto e muito silencioso. Encontramos pessoas cumprindo promessas, ascendendo velas, deixando flores para Nossa Senhora de Fátima, caminhado com o terço nas mãos e tirando fotos.

No santuário está a Capela das Aparições. Era ali que estava a árvore sob a qual a Virgem apareceu. Hoje encontramos, a famosa imagem de Nossa Senhora de Fátima, com a bala que atingiu o Papa João Paulo II.

IMG_20190128_194300_141

Logo ao lado, existe uma área onde diariamente é possível ascender as velas.

No mesmo lugar também é possível visitar a Basílica da Santíssima Trindade, que consegue receber cerca de 8.000 pessoas de uma só vez e a Basílica de Nossa Senhora de Fátima, onde estão enterrados os 3 pastorinhos.

Basta ficar atento aos horários através do site do Santuário e esperar um pouquinho para participar da Santa Missa.

Ah! Caminhando entre os corredores onde estão algumas salas, você terá um lindo encontro com Jesus que fica exposto em uma sala totalmente sem ruídos e muito iluminada.

Meu lugar preferido!

20181112_131531

Se for a sua primeira vez, a minha sugestão é pegar o folheto de turismo que te ajuda a visitar cada um desses lugares através de uma oração.

Ali dentro não existe barraquinhas vendendo souvenir ou comida. Encontramos apenas duas lojinhas um pouco afastadas dos lugares de oração. Ai sim, é possível garantir livros, camisetas, imagens, terços e lembrancinhas. Além de ajudar o santuário, claro!

Todavia, no lado externo do Santuário há muuuuitas lojas vendendo de tudo, restaurantes e cafeterias.

Se estiver com tempo vale a pena visitar a Casa dos Pastorinhos na vila de Aljustrel, onde você vai encontrar o espaço intacto. O Museu de Cera e a Via Sacra, com 14 capas que representam as diferentes estações da Paixão de Cristo.

Para esses passeios você pode se informar no próprio terminal rodoviário ou encontrar os famosos tuk tuks que te levam até esses lugares.

Em 1 dia você consegue ver tudo e sair do Santuário mais leve depois de vivenciar essa experiência única.

Essa é minha dica para quem vem para os lados de cá e também a forma que encontrei para te levar comigo nessa viagem 😊

Conhece alguém que está de malas prontas para cá? Já compartilha esse post com ele!

PS. Além de tudo que disse, quer mais um motivo para vir à Portugal e visitar Fátima?

Tá bom!

50995804_10157239215919789_3988483454869176320_n

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s