Religião

Lendo a Bíblia em 1 ano

Uma das minhas metas para 2019 é estudar a Bíblia de uma forma mais completa.

Confesso que já tentei inúmeras vezes, até comecei a leitura. No entanto uma coisa ou outra sempre me fazia parar e eu acabava deixando para depois até perder totalmente o foco.

Por isso, para esse ano ao invés de colocar várias metas no papel, decidi escolher uma que tem exigido de mim perseverança, mudança de hábitos, dedicação e oração.

20190102_144009A Bíblia foi escrita por homens inspirados por Deus e através dela o Senhor se revela ao homem manifestando todo seu amor, misericórdia e seu plano para a criação.

Com um desejo enorme de conhecer intimamente a história de Jesus, comecei pesquisando bastante na internet como fazer o estudo e montei um plano de leitura que me ajude durante esse tempo.

Em uma dessas pesquisas no site da Canção Nova encontrei uma formação que dizia: “para ler a Bíblia é preciso adesão da fé, para que essa Palavra produza frutos na vida de quem se debruça sobre a Palavra de Deus e acredita na ação divina”.

A partir daí compreendi que estudar a Bíblia vai muito além de ler por obrigação. E como católica e missionária posso dizer que muitos de nós já fizemos isso. Lemos a Palavra apenas para cumprir tabela.

img_20181219_150552_420Porém, dessa vez quero que seja uma leitura diferente. Espero que esse momento de estudo seja para nós um momento de verdadeiro encontro com Deus e, como aconteceu com os discípulos e acontece ainda hoje com tantas pessoas que se dedicam ao estudo da Bíblia, que colhamos bons frutos.

Que ao ler cada palavra e compreender a mensagem de Jesus nossas vidas sejam transformadas completamente e que sejamos luz da Palavra de Deus aonde estivermos.

Vou partilhar com vocês algumas sugestões para ajudar esse novo hábito e o meu método de estudo que foi baseado no livro do Monsenhor Jonas Abib “A Bíblia do meu dia a dia”.

Lugar:
Encontre um ambiente tranquilo, aconchegante e silencioso onde você pode ficar à vontade e sem ninguém te interromper. Só tome cuidado com o estudo feito na cama, é bem provável que você caia no sono ainda no primeiro capítulo.

Horário:
Muitas pessoas funcionam melhor de manhã e, literalmente, esse é o horário que estamos com a cabeça mais fresca e aberta para novos aprendizados. Eu acostumei e gosto bastante de ler ou estudar depois do almoço, geralmente tomando uma xícara de café. Quando trabalhava em horário comercial, aproveitava o intervalo do almoço para fazer o estudo Bíblico e em casa mantive esse hábito. E, claro, tem que consiga fazer o estudo no fim do dia, eu acho mais cansativo, porque geralmente estamos com toda aquela carga do dia todo. Mas isso basta você encontrar o horário que consegue ter mais concentração e pronto!

img_20181117_204940_942Não esqueça:
Canetas, post its, dicionário e caderno para anotações não podem faltar. Eu gosto de marcar os trechos mais importantes, escrevê-los completamente no caderno, desenhar algumas coisas que me vem à mente e assim ir organizando aquilo que aprendi no estudo. O dicionário à moda antiga também é importante, pois sempre tem uma ou outra palavra que não conhecemos.

P.S. Mantenha o celular desligado ou bem distante para não cair na tentação de responder mensagens ou dar aquela olhadinha nas redes sociais. E se você assim como eu gosta de registrar o momento do estudo Bíblico, deixe para fazer depois que terminou tudo.

Para começar:
Antes de iniciar a leitura, sempre faço uma oração pedindo para que o Espírito Santo me ajude a compreender o que está escrito e me dê as respostas corretas para cada dúvida que tiver.

A meta:
Anotei como compromisso estudar quatro capítulos por dia e conversando com a Dani Fuganti, que há um bom tempo faz esse estudo bíblico, ela me alertou para não me cobrar tanto. Que algumas vezes, ao ler menos capítulos por dia, vou conseguir absorver melhor o conteúdo, me aprofundar mais e pesquisar sobre os personagens, as cidades onde estão etc.  Além disso, ficar se cobrando só vai tornar a leitura mecânica e te deixar mais estressada ou culpada por não ter conseguido ler os quatro capítulos como foi prometido.

O plano:

  • 1ª Carta de São João (leia 2x)
  • Evangelho de São João
  • Evangelho de São Marcos
  • Cartas de São Paulo;

– Gálatas
– Efésios
– Filipenses
– Colossenses
– 1ª e 2ª Timóteo
– Tito
– Filemôn

  • Evangelho de São Lucas
  • Atos dos Apóstolos
  • Carta aos Romanos
  • Evangelho de São Mateus
  • 1ª e 2ª Carta aos Coríntios
  • Hebreus
  • Cartas de São Tiago
  • 1ª e 2ª Carta de São Pedro
  • 2ª e 3ª Carta de São João
  • Carta de São Judas
  • Apocalipse

P.S. Depois estudar e rezar com os livros do Antigo Testamento e Salmos.

Anotações:
No decorrer dos estudos vou anotando o que entendo, partes importantes e, algumas vezes, como estou me sentindo naquele dia e como aquela leitura me ajudou. Além disso, respondo quatro perguntas:

  • Quais as promessas de Deus
  • Quais as ordens de Deus
  • Qual a mensagem de Deus
  • Como aplicar esse entendimento no meu dia a dia

Atenção:
Como disse ai para cima, não se cobre tanto. Claro que você precisa ser perseverante e fazer desse momento com Deus um hábito do seu dia a dia, mas se não rolar um dia ou outro, respire fundo e retome a leitura de onde parou.

Importante:
Coloque o que você aprendeu nas atitudes do seu dia a dia. Ser mais paciente, confiar, ser mais amoroso…pequenos gestos que moldam a sua vida e muda a vida do outro!

E agora, chega de conversa e vamos estudar juntos?

20190102_153700

2 comentários em “Lendo a Bíblia em 1 ano

  1. O amor por Jesus Palavra é um caminho sem volta! Com persistência e oração, Ele nos molda a cada estudo! É maravilhoso aprendermos e trazermos para perto toda didática e amor dEle por nós. Estamos juntas, Pam! Ansiosa para daqui um ano ver o resultado disso tudo em um novo post ❤️

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s