Cotidiano · Viagem

O primeiro inverno (de verdade) a gente nunca esquece

Ahhhh…o inverno!

Todo mundo fica lindo. Mulheres bem vestidas com seus casacos chiques e meia-calça que você só vê em filmes, os homens com seus sobretudos… Peles rosadas e cabelos esvoaçantes contrastam com a combinação mais fashion: gorro, cachecol e luvas.

Tudo parece muito lindo e é até que os termômetros registram 3º graus (com sensação de bem menos) pela segunda semana consecutiva.

Quem me conhece mais intimamente, sabe que eu sempre tive uma queda pelo calor. De onde eu vim, “no” Goiás é seco, paisagens amareladas quase o ano todo e bem quente. Em Ribeirão Preto onde morei durante muitos anos, durante 360 dias a sensação térmica costuma ser de deserto.

Ou seja! O calor sempre esteve presente na minha vida e eu, diferente de boa parte das pessoas que conheço, me simpatizo com ele.

Quando cheguei em Lisboa, as temperaturas ainda estavam amenas, afinal, era outono e batia a casa dos 14º no mínimo. Sem contar que ainda estava com aquele olhar de turista (que muda tudo), pensava nas combinações de roupas, fotos bem lindas para o feed e nem ligava se no fim do dia o vento apertasse um pouco mais.

img_20190102_172909_240E para falar a verdade nem estava tão frio assim. Nada que um copo de chocolate quente ou uma castanha quentinha não resolvesse.

Mas as estações passam e aquela visão do inverno lindo também. Tá eu sei que tem muita gente que ama frio e que consegue se manter linda, mesmo vestindo uns 20 casacos para esquentar. Porém, eu definitivamente não sou dessas.

Bastou a “chavinha” mudar de outono para inverno que o bicho aqui começou a pegar. A temperatura desceu bastante e, ultimamente, aqui na região de Lisboa tem feito no máximo 15º durante o dia e já alcançamos 2º a noite!!!!

img_20181118_105200_656E estando aqui precisamos nos adaptar a essa rotina gelada a força. Aliás, chegamos ao ponto crucial desse post que é para você que está pensando em mudar para um lugar onde o frio é mais constante que o calor.

Como uma boa amante do verão listei dicas importantes para você conseguir se camuflar no inverno e passar por ele quase intacto.

– Prepare altas doses de vitamina C. Sim, os hospitais por aqui estão lotados e a TV passa mais propaganda de remédios para a gripe do que você pode contar. Você não vai querer ser mais uma pessoa a enfrentar algumas horas de espera para ouvir o diagnóstico.

– Ah! Atenção aos lugares fechados, quentinhos e confortáveis; eles podem ser um sonho e também um reduto de vírus.

– Se joga no hidratante! Mas é se jogar mesmo, da cabeça aos pés, pode parecer zueira, mas parece que o frio ressaca mais a pele do que o calor. Até porque entra aqui aquela “bela” junção de água bem quente + banho demorado.

– Tenha pijamas quentinhos e meias de lã, eles serão fundamentais para os dias de bobeira em casa.

– Use roupas térmicas, casacos mais pesados, cachecol, gorro e luvas. É quase uma armadura contra o frio, mas você vai me agradecer por isso. Aliás, não é apenas a gripe que maltrata no inverno, muitas doenças de pele acontecem porque as pessoas não se agasalham com atenção.

– Escolha lençóis polares e um edredom bem quentinho, eles serão cruciais para uma noite inteira de descanso.

– Coloque fitas isolantes nas portas e janelas para barrar a passagem do vento frio (parece tabajara, mas resolve que é uma belezinha).

– Se possível tenha um aquecedor, mas fique de olho na energia!

E se você, assim como eu, não curte muito o inverno, venha preparado psicologicamente. O clima é um fato importante na sua fase de adaptação. Até porque vai além das temperaturas baixas, por aqui os dias escurecem mais cedo e, por conta disso, as ruas acabam ficando mais silenciosas e menos movimentadas. Dá até uma deprê.

A dica principal é: tenha a mente no lugar e um organismo forte, assim o inverno tende a durar menos tempo do que você imagina. Eu acho (:

img_20181217_091134_785

2 comentários em “O primeiro inverno (de verdade) a gente nunca esquece

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s