Podcast – I’ll be back

Sim, ele voltou! Aliás já faz um bom tempo que quero escrever outro texto falando sobre as minhas novas aventuras com o Podcast.

Desde que escrevi o O Podcast vai dominar o mundo. Você também acha?, tenho recebido inúmeras sugestões de conteúdos bacanas e diferentes para a minha playlist.

E essa chuva de coisa boa, casou bastante com meu atual estado de vida: mudança de país, casa sem TV e toda essa adaptação me rendeu um bom tempo de dedicação e escuta aos novos (ou nem tanto) programas que encontrei por aí.

Mas vamos por partes.

Para você que ainda não conhece, o Podcast é um conteúdo em áudio – parecido com programas de rádio – disponibilizado em diversas ferramentas incluindo o Spotify.

Assim como em outros formatos, cada “programa” tem seus temas, apresentadores, convidados e estilo. É um ambiente onde você encontra praticamente todo tipo de assunto como gastronomia, cinema, empreendedorismo, literatura, games, história, cotidiano e por aí vai.

Não tenho dúvidas de que se você pesquisar vai encontrar um conteúdo bem massa para se aventurar por esse mundo da podosfera.

E como aconteceu comigo, o Podcast está aí para levar informação de acordo com o tempo que você tem. Por se tratar de programas em áudio dá para ouvir a caminho do trabalho, cozinhando, descansando, viajando, fazendo compras… tanto faz.

O bacana é que você consome um conteúdo engrandecedor ou incentivador (vai depender do assunto que escolher) no tempo que você tem disponível ou que, de alguma forma, seria perdido.

Chegamos ao que interessa!

Reuni em uma lista 10 Podcasts que eu tenho escutado e que foram indicações nos comentários do artigo anterior. Aumenta o volume e aproveita!

Só não esquece de deixar nos comentários qual o seu preferido.

Fones de ouvido se preparem que eu vou lhe usar

1 – Nerdcast RPG 

Que vício é esse Nerdcast RPG. Aliás, o Nerdcast já estava no top five e, consequentemente, comecei a escutar as histórias de RPG contada pelo Jovem Nerd, Azaghal e convidados. Para quem não sabe o RPG e um jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários em um mundo fictício. Já aviso que são o máximo as histórias contadas no Nerdcast RPG.

2 – Mamilos 

Trazendo o jornalismo de peito aberto, o Mamilos debate assuntos polêmicos de uma forma inspiradora. Desde setembro, o podcast tem tratado de um assunto que eu gosto muito: a autoestima, através da microssérie “Viva o Seu Corpo”. Cada áudio desse projeto nos leva a refletir e muito sobre como vemos o nosso corpo.

3 – Líder HD

Produzido por Michael Oliveira, esse podcast foi um dos mais sugeridos nos comentários do primeiro artigo e com muita razão. Tem tanta coisa boa que até “buga” o cérebro. Minha sugestão +e esse podcast sobre pessoas tóxicas com direito a dicas sobre como lidar com elas.

4 – Café Brasil

Um lugar que reúne assuntos bem relevantes sobre a sociedade, comportamento, educação, encomia e por aí vai. Não dá para escolher um só, pois cada play é um banho de cultura. Mas você pode começar escutando “A era da inveja”, um conhecido traço da nossa personalidade.

5 –Líder Cast 

Quem gosta de empreendedorismo e liderança está no lugar certo. Nesse podcast rola muita conversa boa sobre esses temas e convidados “porretas”. Aliás, foi aqui que aprendi que o João Amoêdo vai bem além de um simples candidato.

6- ResumoCast 

Negócios, boas ideias e muita inspiração a gente vê por aqui. Para quem, assim como eu, tem vergonha de falar em público tem um ResumoCast feito para você, o “Como falar em público e encantar pessoas”.

7- Balanço Focado 

Esse podcast foi uma das minhas melhores surpresas. Gosto muito de assuntos voltados para a psicologia, mente e suas influências e aqui encontrei muito assunto massa como Logoterapia, como manter a mente clara e as gerações atuais.

8- RapaduraCast 

O cinéfilo de plantão provavelmente já ouviu algum dos inúmeros áudios do RapaduraCast. Aqui tem sempre conteúdo sobre os filmes lançados como o meu queridinho “Animais Fantásticos e os Crimes de Grindelwald”.

9- Código Aberto 

Aqui uma reunião com profissionais influentes do mercado, que em um bate-papo bem franco falam sobre suas ideias e o que ainda está por vir. Na lista temos Gabriela Viana, Diretora de Marketing para América Latina da Adobe e Marcelo Salgado, Gerente de Redes Sociais do Bradesco.

10- Não Salvo 

A família Não Salvo vem para deixar o nosso humor nas alturas com o melhor do entretenimento e diversão. Tá num dia bem mais ou menos, dá um play e divirta-se!

E para quem ainda está em dúvida se vale a pena “perder” alguns minutos ou horas ouvindo Podcast, dá uma olhada nesse balanço divulgado no site Meio & Mensagem:

“Apesar de podcasts nacionais já terem aparecido há 14 anos, os sinais de maturidade do formato são mais recentes. Cada vez mais marcas e conglomerados de mídia investem no meio, como o Spotify, que passou a produzir originais no Brasil e fez uma campanha com foco em podcasts. O Google lançou um aplicativo específico que, em poucos meses, já tinha 14% do mercado, segundo a PodPesquisa 2018, produzida pela Associação Brasileira de Podcasters e CBN. Afinal, smartphones Android, passaram a contar com o Google Podcast embarcado. A Globo passou a disponibilizar áudios de programas como Entrevista com Bial. Atrações brasileiras inspiradas em sucessos internacionais, como Estadão Notícias (similar ao The Daily, do New York Times) e Presidente da Semana, da Folha (como na série Presidential, do Washington Post), também chamaram a atenção. Ainda segundo a PodPesquisa, 63% da audiência de podcasts não escuta rádio, e 70% preferem seguir fiéis aos arquivos digitais, provando que esse é um novo e crescente perfil de público, muito diferente do tradicional ouvinte do radinho de pilha.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s