Sua meta para 2019 também é ser mais produtivo?

Para grande parte das pessoas, o fim do ano é a época perfeita para rever seus conceitos, avaliar quais as melhores mudanças e colocar os desejos futuros no papel.

Comigo não é muito diferente, tanto que o ano nem acabou e o primeiro item da minha lista de resoluções para o novo ano é: ser mais produtiva.

Como eu sei, que assim como eu, existe por aí várias pessoas que também incluiu esse ícone nas suas listinhas de desejos pessoais, resolvi partilhar com vocês algumas ideias para otimizar nosso tempo e nos tornarmos pessoas melhores.

Seja – de fato – mais produtivo

Antes de apresentar a minha lista, precisamos deixar bem claro para nós mesmos o que é ser mais produtivo. É concluir a lista de afazeres do dia? Conseguir ir ao mercado nas datas estipulados? Ou finalizar projetos que estavam na gaveta?

Para mim, ser produtivo é saber aproveitar bem o tempo e a energia que eu dedico para a resolução dos meus problemas. É viver a vida como ela merece ser vivida tendo consciência, equilíbrio e tranquilidade sem desperdiçar o tempo.

Talvez nem todas as ideias combinem com o seu perfil e forma de ver a vida, mas mesmo assim, insisto para que você ao menos experimente algumas delas (se possível todas) durante 1 mês.

Se não der certo, amém. É só partir para a próxima. Aqui o que vale é levar as coisas a sério e experimentar novos hábitos que – adequando ou não na sua produtividade – vão te ajudar a descobrir o que de fato funciona para você.

Anote aí

– Desligue a função soneca

Não sei de onde tiramos que depois de apertar os 5 minutinhos após o despertador tocar, voltamos a dormir relaxadamente como antes. Além de não ajudar na qualidade do nosso sono, a função soneca só nos deixa com mais preguiça de acordar. Tocou o despertador? Pula já da cama.

– Alongue-se pela manhã

Depois de uma noite inteira de sono, nosso corpo pede aquela bela esticada para acordar. Muitas vezes dar aquela boa espreguiçada não é o suficiente, por isso, crie o hábito de tirar alguns minutinhos da sua manhã para se alongar. O Youtube tem vídeos rápidos e fáceis de acompanhar. Seu corpo agradece.

– Invista no café da manhã

Todo nutricionista fala da importância da primeira refeição do dia, nós nem sempre acreditamos ou o tempo nos faz deixá-lo de lado. No entanto, um café da manhã de responsa – que inclui bons nutrientes – nos ajuda a ter mais ânimo durante o dia e nos sentir mais saciados, deixando quase que automaticamente as escolhas ruins para outro dia.

– Aproveite a vitamina D (do sol)

A luz do sol é a principal fonte de vitamina D. Essa mesma que nos ajuda a ficar mais espertinhos. Por isso, é importante encontrar uma forma de pegar um sol, no caminho para o trabalho, tomando um café na varanda, dando uma volta pelo bairro ou até pela na janela do escritório.

– Beba água

Super clichê, beba 2 litros de água por dia e sinta a diferença. Eu não sei se você precisa de 2 litros, mas eu sei que beber água é essencial para manter seus níveis de energia regulares. Ter um copo ou garrafa bonita por perto te ajuda nisso. Testei e comigo deu certo.

– Crie metas semanais

Sempre achei importante fazer uma lista de coisas que preciso conquistar durante a semana. Das mais banais do tipo comprar papel higiênico à reunião com cliente. Sempre com informações detalhadas para ler e conseguir pensar em como vou ser bem-sucedida em cada uma delas. Ah! No domingo reviso as metas passadas e atualizo as novas. Faz uma diferença daquelas!

– Tenha prazos

Ainda gosto de usar a agenda de papel, que me ajuda tanto a criar as metas quanto definir prazos para cada uma delas. Mas você também pode usar aplicativos no celular ou calendário no computador. O que importa é deixar bem claro os prazos para cumprir na semana, mês e ano. Aqui também vale tudo, como por exemplo, consultas médicas, provas, compras etc.

– Não tome café depois das 16h

Confesso que minha mãe sempre me falou isso, mas dizer “não tome café” para alguém que é viciada é bem fora da casinha. Nunca dei muita bola para isso, mas me deu uns 5 minutos e eu resolvi testar. Sim! Deu uma diferença e tanto. Aí passei a entender que nem todas as pessoas podem ingerir cafeína antes de dormir e ainda assim ter uma boa noite de sono. Trocar por um leite morno ou um chá de ervas foi uma ótima opção.

– Use fones de ouvido

E aqui não vou falar que o uso se faz obrigatório em transportes e lugares públicos certo? Quando trabalhava na revista, tínhamos um código interno: quando alguma jornalista estava de fones de ouvido ela estava muito ocupada. Na maioria das vezes eu colocava uma música, podcast ou vídeo para rodar enquanto trabalhava. Porém, já usei muito fone desligado só para manter a concentração e valeu a pena.

– Deixe seu ambiente de trabalho organizado

Seja mesa ou armário, em casa ou no escritório. O importante aqui é manter o seu ambiente de trabalho sempre limpo, organizado e se possível bem decorado. Faça aquela faxina quando o expediente estiver terminando, deixe no seu campo de visão apenas coisas necessárias e ocupe o espaço com coisas que te deixem alegre. Essa atitude vai tornar seu ambiente de trabalho bem mais harmonioso e sua mente mais tranquila

– Faça uma lista de tarefas

A melhor atitude para facilitar o trabalho amanhã é concluir o dia anterior com uma lista de tarefas.  Aqui é válido incluir atividades profissionais, afazeres da hora do almoço e após o expediente. Você pode dividir por tópicos como por exemplo: no mercado, no computador e por aí em diante.

– Tenha contato com a natureza

Caminhar no parque, pisar na grama, ir à praia, um fim de semana numa chácara. Aqui tudo é válido e muito importante. Estar em contato com a natureza influencia diretamente na nossa energia e essência, nos ajuda a respirar melhor, acalmar a mente e relaxar o corpo.

– Encontre uma atividade física que te dá prazer

Aqui não estamos pensando em manter o corpo em forma, isso é consequência. Mas sim em encontrar uma atividade onde você movimente seu corpo de verdade. Caminhada, corrida, pilates, yoga, dança, natação, lutar, fazer faxina. O importante experimentar qualquer coisa que tire o seu corpo da inércia e que você consiga fazer algumas vezes na semana.

– Tenha um tempo seu

Pense em um momento para você se dar de presente. Não vale comer uma panela de brigadeiro, um rodízio de pizza ou comprar três pares de sapatos. Nada de compensações! O lance é ter um tempo de qualidade de você para você mesma. Cuidar dos cabelos, da pele, das unhas, fazer uma massagem, ler um bom livro, tomar um café, ter um tempo de oração, meditação… pense e inclua esse mimo ao menos uma vez na semana.

– Se organize no dia anterior

Prepare na noite anterior tudo o que você vai precisar no dia seguinte: refeições, roupas, pautas da reunião, livros para entregar na biblioteca, agendas, coisas para levar na bolsa. E assim, poupa o tempo e a confusão na manhã seguinte. Além de reduzir o risco de esquecer alguma coisa.

– Evite celular e TV antes de dormir

A luz azul que irradia desses aparelhos afetam nosso sono, pois induzem nosso corpo a pensar que ainda é dia. O ideal é trocar as horinhas antes de dormir por uma boa leitura – que ainda vai dar aquele up na criatividade e imaginação. Para os viciados de plantão, já existem alguns aplicativos que substituem a luz azul por outras tonalidades, como alaranjada, o que pode ajudar um pouco.

– Esvazie a mente

Por último, mas não menos importante. Esvaziar a mente é algo que todo mundo precisa fazer. Recebemos incontáveis informações diariamente, muitas delas não tão legais e isso mexe muito com a nossa autoestima e produtividade. Uma forma de deixar a mente bem vazia é colocar os problemas no papel, aquele desabafo mesmo e depois com calma tentar encontrar formas de solucioná-los.

Ainda dá para incluir muita coisa bacana nessa lista. Mas acho que para começar está ótimo e até vai dar um certo trabalhinho enquanto não entramos no eixo.

Escolha ao menos 5 delas para colocar em prática e depois me conta se te ajudou!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s