Mudamos de país!

Uma vez eu li que tomar decisão não é tão fácil quanto parece e até as pessoas que se dizem “as decididas”, passam por um momento onde é necessário para, pensar, repensar e ai sim bater o martelo.

Se você acha que faço parte das pessoas bem resolvidas e decididas. Achou errado (consegue ouvir minha risada?).  Eu penso: se para elas é difícil imagina para mim pobre mortal, que apesar de passar essa imagem de “nossa que mulher decidida”, sou mais enrolada que fio de telefone. Daquelas que empurra com a barriga mesmo.

E para quem se identifica essa personalidade só nos dá uma saída: demorar sim, mas quando decidir, decidir mesmo!

Depois disso, vida que segue!

O fato é que, como você pode ver no título, isso (a decisão) aconteceu recentemente e é uma baita responsabilidade.

Mas antes de falar dessa palavrinha em si. Vou explicar essa loucura para você entender melhor, faz mais de um ano que eu e meu marido conversamos sobre morar fora do país, quais as vantagens e desvantagens caso fosse a nossa realidade e como deveríamos nos programar para isso.

Papo vem e papo vai, muitas pesquisas e vídeos assistidos, o Diogo como a maioria dos homens já tinha a sua opinião super formada #partiu! Já eu me mantive em cima do muro durante uns bons meses.

Essa decisão é de fato começar do zero. Família, emprego, casa, amigos, lugares preferidos entre outras coisas. Tudo trocado por um passaporte e uma mala.

Obviamente não é fácil tomar essa decisão, principalmente quando você coloca o valor na calculadora e percebe que todo o dinheiro que você conseguiu  guardar, na conta final não vale quase nada. E que você vai ter que suar a camisa (literalmente) para conquistar algo num lugar que você pouco conhece.

Como uma conhecedora da causa, alerto: coloque tudo, até os pequenos detalhes na ponta do lápis, entenda quais os seus sonhos e o seu limite. E depois escolha entre ir e ficar.

Eu decidir ir. Não sei se quando você ler esse post estaremos no avião ou em terras estrangeiras.

A verdade é que estamos embarcando para a Europa e vamos passar uma temporada lá.

Ainda não sabemos se por meses ou para sempre, mas vejo que nesse momento não tem muito jeito aqui no Brasil, talvez não tenha lá fora também.

Mas preciso ir lá para ver!

A melhor parte de tudo isso é que você poderá acompanhar a nossa aventura aqui no Bloco de Notas br. A ideia é partilhar nossa rotina, mostrar um pouco do país escolhido (Portugal, o queridinho) e viver!

Você também pode contribuir para um conteúdo bacana. Só deixar aqui nos comentários o que você quer saber sobre essa decisão!

Confira o making of da nossa chegada em Portugal clicando aqui!

 

 

 

8 comentários Adicione o seu

  1. Patrícia disse:

    Oiii Pam…

    Muito bom saber que o decidir mudar e algo difícil pra vc tbm KKK mas saiba que esse blog inspirar…
    E essa decisão sem dúvida será acompanhada por Deus e pelos seus amigos aqui do Brasil…
    Seja corajosa sempre e nos dê várias dicas… Muito sucesso 👏👏👏🙏🙏🙏
    Bjsss

    Curtir

    1. Hahahs revelei um dos meus pontos fracos, a dificuldade da mudança hahaha Mas estamos aqui prontos pra viver! E pode continuar acompanhando que vou postar varias novidades por aqui! Beijos

      Curtir

  2. Gabi disse:

    Aaaah que linda Pam, estou tão feliz por vocês…. que Deus abençoe muitooo esse novo começo, essa nova vida, essa nova experiência.. espero que vocês aproveitem muitoo.
    Agora vamos para as minhas curiosidades heheh tenho muita vontade de visitar/morar em Portugal, mas também tenho muitaas dúvidas e medos (obs. Se você tinha dúvidas imagina eu né, você me conhece kkkkkk). Como è a vida ai?? Em questão financeira, social, língua, etc etc?
    Beijaoooo
    E boa sorte pra vocês aiii… um dia quem sabe vou te visitar kkkkkk ❤

    Curtir

    1. Ahhhh muito obrigada pelo carinho! Portugal é lindo, com pessoas justas e educadas e basta uns dias aqui para a língua se tornar algo fácil. Povo muito trabalhador, para viver aqui sem dúvidas tem que colocar a mão na massa hahaha
      Logo mais vou fazer um post com mais detalhes de trabalhos e vistos para morar. Beijão e vem logo me ver!

      Curtir

  3. Társis Cunha disse:

    Parabéns pela coragem e determinação!! Ah, gostaria de saber como é a força do Marketing lá fora. As formas de comunicação, as propagandas (se tem aquele monte de gente na rua entregando flyers igual aqui no Brasil) haha.

    Boa viagem e boa sorte!!!

    Curtir

    1. Oi Társis, muito obrigada pelo comentário!
      A propaganda aqui é forte. Encontramos muitos painéis, propagandas coladas nas ruas, além de tv, impresso e rádio. Mas pessoas entregando não vi nenhuma. Apesar de ainda usarem a moda antiga de colocar oportunidades e propagandas coladas pelas ruas, Portugal é muito limpa, creio que por isso não há divulgação de entrega. Beijinhos!

      Curtir

  4. Amanda disse:

    Pam, foi dificil conseguir o visto para ficar por mais de 3 meses (o que é permitido para turista)?
    Como legalizar a moradia por tempo indeterminado? Beijo e boa sorte 🙂

    Curtir

    1. Amanda aqui na Europa ainda não é necessário visto para entrada como turista. O passaporte brasileiro dá direito a 3 meses e pode ser prorrogado por mais 3 meses aqui no consulado estando ainda como turista.
      Nós estamos como turistas ainda por 3 meses. Vamos ver como será e ai sim decidir se permanecemos por aqui ou vamos para outro lugar.

      Ah! Aqui tem apês e quartos para alugar, mas não estão nada baratos e exigem certa burocracia. O airbnb ainda é uma boa opção.

      Sobre os vistos existem várias opções para entrada em Portugal, vou explicar cada um deles bem certinho pra não ter erro no próximo post.

      Grande beijo!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s