5 passos para viver a transformação sem medo de ser feliz

Faz uns dias, estava conversando com uma amiga de anos. Nos conhecemos ainda meninas, vivemos juntas a adolescência, no fim escolhemos a mesma profissão: jornalistas. Acabamos nos afastando um pouco, devido tudo aquilo que dizem sobre a vida. Porém, sempre que nos encontramos a conversa flui que é uma maravilha.

Falamos sobre nossas decisões profissionais, a necessidade financeira e o valor que damos para a nossa vida.

Com o fim da conversa parei e refleti. Afinal, como viver todo esse tempo de transformação e ainda assim ser feliz?

É clichê eu sei. Mas a vida é assim mesmo, uma hora queremos cabelo liso no outro enrolado. Mudamos de casa, de carro, de guarda-roupa. De amigos, de cardápio e animais de estimação.

Mudamos de academia, de médicos, de filmes preferidos e de empregos. E por mais que existam pessoas que acham que suas escolhas serão para sempre (pode até ser, nada é impossível), lá no fundinho do nosso coração sempre existe uma expectativa de mudança.

Por que não abraçar a causa? Muitas coisas que considerava importante quando estava no colegial se transformam em pó quando entrei na faculdade. Depois de alguns anos trabalhando na profissão dos sonhos, meus propósitos mudaram novamente. E daí? Não sou melhor nem pior que ninguém. Apenas mudei de opinião e resolvi percorrer outro caminho.

Mas como uma boa rainha das listas, antes de colocar o pé direito nessa nova caminhada, organizei meus pensamentos e selecionei cinco características que acredito serem importantes na hora de dar o primeiro passo para viver a transformação.

1 – Não pense muito: penso, logo existo, no meu caso é penso e logo desisto. Muitas pessoas são como eu, se pensar demais estraga. Por isso, tenha a ideia, pense poucas vezes e comece a mexer os pauzinhos para essa ideia se concretizar. Caso contrário perderá o tempo e a vontade só analisando o que pode ou não dar certo.

2 – Não olhe par trás: minha mãe sempre dizia “respira fundo e vai, se olhar para trás cai”. Acho que só guardei porque rimava. Se decidirmos seguir em frente e continuarmos olhando para trás, no primeiro obstáculo nós paramos ou nos frustramos, pois não estávamos atentos ao que está na nossa frente. O que passou, ficou e dele só precisamos do amadurecimento.

3 – Tenha ânimo: Nada adianta querer se movimentar se o pessimismo é o seu melhor amigo, esse só te fará desistir de algo que poderia dar certo se continuasse tentando. Já o ânimo te impulsiona a querer mais, a buscar mais, estudar mais e, consequentemente, conquistar espaços e bonança.

4 – Esteja atento: Estar alerta com o que acontece dentro de você irá refletir automaticamente na tomada de decisões. Sentimentos como medo, por exemplo, não é boa companhia para quem quer arriscar em algo novo. Por isso, atenção ao que o seu corpo e mente querem lhe dizer, ali pode conter boas respostas. E claro, informe-se. Atenção também inclui estudo e preparação.

5 – Saiba dizer não: Muitas pessoas têm problemas com a palavra “não”, acreditam que ela tem um peso maior do que podemos carregar. No entanto, não é assim que a banda toca. Ao contrário, o não pode trazer resoluções significativas para quem almeja mudanças. Vejo como uma pausa para respirar e ver se estou no caminho certo.

Na minha opinião essas são as primeiras características que precisamos avaliar na hora que a vida tende a se transformar. Para uma mudança real é preciso coragem e autoconhecimento, só assim podemos vivenciar as experiências boas e ruins em sua plenitude.

E deixo um alerta: a vida muda constantemente, o que está incluso nessa lista hoje pode não estar amanhã. Por isso, deixem nos comentários quais os principais passos para quem busca a transformação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s