Receita detox para sua rotina intoxicante

Calma. Ainda não vou iniciar uma dieta detox, mas quero apresentar nesse artigo uma receita infalível para quem deseja sair de uma rotina intoxicante.

Para começar, preciso que você se faça a seguinte pergunta: Para que essa pressa?

Numa ocasião eu me fiz essa pergunta. Mesmo trabalhando em casa eu vivia correndo para lá e para cá e aí se alguma coisa fugisse da minha rotina. Era o fim do mundo.

E sim, gosto de listar as minha pendências e segui-las a risca, porém ao invés de me ajudar, eu estava me boicotando, correndo contra o meu próprio tempo.

No comecinho de setembro, fizemos uma pequena reforma em casa. Cozinha quebrada, entra e sai e muita, muita poeira. Fiquei trancada no meu quarto enquanto tudo acontecia e, claro, trabalhei fielmente meu psicológico para não surtar.

Quem diria que esse castigo forçado me faria entender como é importante pararmos e nos desintoxicar de alguns vícios. De nada adianta desligarmos o celular ou parar de acessar as redes sociais, se lá no fundo a nossa mente está borbulhando.

Não, eu não acho nada ruim ter ideias e pensar em como coloca-lás em prática. Entretanto precisamos entender que quando é para descansar é para descansar e pronto.

E no meio de toda essa barulheira eu compreendi isso e liste um desafio pessoal para viver uma rotina mais leve totalmente necessária para a minha sanidade e talvez também para a sua.

Porém, para vivenciar essa experiência você precisa compreender que sim, a nossa rotina é insana. Corre pra lá e pra cá, movimenta, volta e no fim parece que fizemos tanta coisa que nosso corpo e nossa mente estão esgotados.

Precisamos prestar mais atenção nos nossos sentidos e quando for necessário parar, respirar e contemplar. E esse foi o meu mantra quando acabou a reforma aqui em casa e eu pude começar a pensar na viagem que aconteceria no feriado com mais tranquilidade.

Durante esses dias de folga, me desliguei, aproveitei a paisagem, me deliciei com a gastronomia e a acolhida do interior.

Ao me desintoxicar das regras imposta por mim mesma, consegui fazer com que as influências externas não contaminassem a minha mente pensante e encontrei o meu próprio caminho.

Caminho esse que quero dividir com vocês, são coisas simples que nos ajudam a descobrir uma rotina cheia de possibilidades.

Receita detox para uma rotina mais leve

1 – Ter metas diárias

Acordar e listar em um bloco de anotações as minhas prioridades do dia, me faz focar mais no hoje e pensar menos do que preciso cumprir até a semana terminar. Se não consigo fazer tudo, paciência, ao menos sei o quanto tentei.

2 – Exercite a criatividade

Todo mundo tem uma pontinha de criatividade escondida por aí. Então tire já do armário. Escreva um poema, uma música ou uma frase. Pinte um quadro, desenhe ou borde, costure, toque um instrumento, cante ou dance pela casa (faço isso quase sempre).

3 – Passe alguns minutos em um lugar silencioso

Não, isso não é por conta do nome do filme “Um lugar silencioso”, mesmo esse sendo um dos melhores filmes que assisti esse ano. Mas pensa na quantidade de influencias visual e auditiva que você recebe por dia. Assusta né? Sempre acreditei que é no silêncio que temos as melhores respostas. Por isso, procuro em algum momento do dia entrar no meu quarto, ficar quietinha, às vezes leio um pouco ou tomo uma xícara de chá. Mas sem dar um A.

4 – Encontre com amigos

Clichê eu sei. Mas já experimentou passar uma tarde ou jantar com seus amigos sem ficar refém dos celulares e aquele tanto de coisa chata do trabalho? Dessa vez encontre seus amigos para lembrar momentos alegres que passaram juntos, ria muito e saia desse encontro bem mais leve.

5 – Desligue o celular

Se você assim como eu não pode ver uma notificação no celular que já coloca o dedinho lá, chegou a hora de rever nossos conceitos. Celular é bom, mas ficar sem ele é melhor ainda. Eu tenho feito assim: se vou escrever ou ler deixo o celular em outro cômodo da casa. Assim consigo estar 100% focada naquilo que estou fazendo. Se for urgente, a pessoa vai ligar. Fique tranquilo.

6 – Almoce com calma

Aqui o tópico mais amado das nutris. Não é Camila Malta? Já li inúmeras pesquisas falando sobre a importância de comer sem distrações, colocava em prática dois dias e parava. Até levar um belo puxão de orelha do meu marido sobre a rapidez que eu como. Passei a prestar atenção e, realmente, muitas vezes nem sentia o gosto dos alimentos. Por isso, agora (e porque minha saúde agradece) desligo os aparelhos, presto atenção na mastigação e naquilo que estou comendo. Até o brócolis parece mais gostoso assim.

7- Movimente-se

Ainda nos tópicos clichês, mas importantes. Seu corpo precisa sair dessa cadeira em frente ao PC e dar umas voltas por aí. Sempre gostei de praticar atividade física, mas fiquei um bom tempo parada o que piorou muito o meu retorno. Mas desde que me mudei de apartamento, tenho tentando caminhar na rua (na rua sim, porque já fico o dia todo fechada e assim me obrigo a tomar um sol, vento e ver as pessoas por aí) todos os dias de manhã ou a noite e, acredite melhorou e muito a minha enxaqueca.

8 – Respire fundo

Nada melhor para abrir os pulmões, relaxar o corpo e desintoxicar a mente. Respirar com atenção, inspirando e expirando com calma, liberando tudo que há dentro de você. Quase uma meditação, mas tenta comigo: inspire pelo nariz contando até 5 e expira pela boca contando até 5. É surreal não é?

Essas são apenas algumas dicas para um rotina mais leve. Guardei outras mais práticas para o próximo artigo. Espero que você as coloque em prática e me conte nos comentários se valeu a pena!

Ah! Tem boas dicas para uma rotina tranquila? Deixa nos comentários, vou colocar em prática já!

4 comentários em “Receita detox para sua rotina intoxicante

  1. Muito bom Pam!!! Dicas simples e valiosas que todos nós deveríamos adotar! A parte mais importante de uma rotina saudável é realmente relaxar, respirar e por em prática!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s